Isto é Engatar Quem Trabalha!
O clima de instabilidade política e fraturação que vivemos hoje na sociedade portuguesa assusta, deixa a Gata de pêlo eriçado e receosa pelo seu futuro, mesmo tendo sete vidas. Ora se fica assim a Gata, que já tanto viu nos seus 136 anos de sabedoria e participação cívica ativa, como fica o jovem estudante do Ensino Superior?
A Gata olha para este panorama, de olhos semicerrados… cautelosa e sempre desconfiada, características típicas de quem como ela, tanto viveu, e tanto foi enganada. No fundo, com os olhos semicerrados de quem já viu demasiado e como mecanismo de defesa, prefere não ver muito mais…
Ainda assim, e preferindo não o constatar, a Gata é astuta e acutilante na sua análise do país. Solta um miar de apelo aqui e ali, mas ninguém a ouve. Na azáfama de eleições legislativas antecipadas apenas 9 dias após o seu Velório, eleições autárquicas que vão transformar o panorama da região que tão bem conhece, daqui a poucos meses, eleições presidenciais que já se discutem desde a sua vida anterior e por último, mas para si não menos importante, as eleições para o novo Reitor… a Gata compreende que não a queiram ouvir, ou melhor, sabe que será bastante ouvida, mas no final do dia, continuará a sentir-se forçosamente esquecida.
2025, o ano em que cumprimos um quarto do século XXI, oh que bonito podia ser o Século XXI.
Ainda temos tempo? A Gata afirma que sim… pelo menos para ela, que continuará por cá, atenta, sem escrúpulos, sem mãos a medir, a fazer o melhor uso que pode da sua liberdade de expressão… a incentivar o espírito crítico e a forçar à reflexão os decisores políticos, os estudantes, a sociedade civil.
Apesar de profundamente desgostosa, a Gata não se encontra, este ano, sem qualquer tipo de esperança… pelo contrário. Façamos uma viagem pelo seu passado:
- A Gata Descobridora, A Gata Comunitária, muito procuraram mas alojamento não encontraram na área.
- A Gata Educativa, A Gata Radical, têm aprendido e estudado, mas há décadas de forma igual.
- A Gata Ecológica, do Séc. XX, Futurista, tantas eleições mas não há respostas à vista.
- A Gata Política, A Gata Nua… nos dias que correm sente que a sua voz já nem é bem sua.
- A Gata não quer outra vez arroz; A Gata paga, mas bufa, A Gata é quem mais ordena… São tudo temas do passado, mas mais presentes do que nunca.
Apesar de tudo isto, a Gata traz em 2025 uma mensagem de que tudo se trata de perspetiva. Avizinham-se períodos de grandes mudanças, oportunidades de melhorar, e piorar… transformar, e manter igual… olhar para tudo o que nos rodeia com a esperança de um catraio que passa em frente a uma banca de gelados num dia quente de verão, ou olhar para tudo com os olhos de quem julga que o único caminho a seguir, é o de descredibilizar a nossa democracia e as nossas instituições… Perspectivas, diz a Gata.
Ora a dela, e o momento que nos reúne a todos aqui hoje, é bastante simples de apresentar. Cabe-me a mim o enorme orgulho de partilhar estas palavras da Gata, que estabelece assim que tudo “isto é Engatar quem trabalha!”.
No ano de 2025, com 136 anos de história, cultura, tradições, as Monumentais Festas do Enterro da Gata serão celebradas pela comunidade académica minhota com este mote.
Sigamos de cabeça erguida e façamos dos próximos tempos o melhor que consigamos conceber. Em conjunto, respeitando a discordância, procurando a concordância, e até tolerando a ignorância, tentemos chegar mais longe do que nos ciclos anteriores. Tentemos que a Gata no próximo ano possa trazer uma mensagem positiva, e que as promessas do passado não continuem com a validade vencida.
Isto é engatar quem trabalha, mas agora vamos à cultura.
